:: ENTREVISTA ::
Já faz um tempo que não bato sobre as teclas desse teclado velho para proporcionar um pouco de prazer musical aos resistentes leitores desse blog... Acho que toda essa onda de "atentados PCCistas" me deixou com medo de um aplicativo bomba, ou coisa do gênero...
Pois bem, acho que gostaram da entrevista com o Vanguart. Sei que não sou nenhum jornalista mega-conceituado, mas posso transcrever um pouco do que existe atrás de alguns acordes e boas intenções.
Foi exatamente isso que me fez pensar por esses dias e correr atrás de mais material nacional para o blog. Claro que o que mais me incentivou foi o espírito patriótico em meio a bandeiras furadas por projéteis de metralhadoras... estamos em ritmo de copa que balança o coração, festa divertida colorida de emoção... "Brasil rumal équissa!"
Após vários dias, consegui um ótimo material. É claro que o adjetivo refere-se apenas e tão somente ao som da banda, pois se depender de meus caprichos ficaria difícil...
A banda é do interior do estado de São Paulo e está na cena há algum tempo. O som já foi definido como "Brazilian pop" pela rádio Woxy e inspiração é o que não falta aos rapazes. Prova disso são os "quase" quatro registros em estúdio: duas demos (Alamera e Maracanduba), o cd "Máquina Milenar" de 2005 e o futuro cd que encontra-se dourando para lançamento ainda nesse semestre.

O Instiga é uma banda que busca em suas diversas influências mudar e avançar no tempo .... algumas coisas que eles fazem é raro se ver na música de hoje,e talvez eles tenham um pouco de pioneirismo no som...vc vai ouvir e , claro, achará influências alí no meio, mas elas são tão bem trabalhadas e misturadas que acabam fazendo um material muito original.
O estilo do vocal é forte, e devidamente acompanhado de guitarras legais isto se combina ao Baixo, que é tocado com maestria... enquanto uma levada de bateria, que se renova a cada música, dá o toque certo ao som dos caras...resumindo, musicalmente eles são ótimos! Mas vai além de técnica...é criativo , divertido e empolgante!

vale a pena então conferir suas músicas que estão disponíveis nos já conhecidos sites de mp3s da internet:
www.myspace.com.br/instigawww.tramavirtual.com.br/instigaPelo myspace dos caras dá pra ver que o retorno da webradio Woxy deu resultados, eles estão sendo bem ouvidos, e muitos gringos curtem o "brazilian pop" deles.
Eu, particularmente, recomendo : Birra, sabiá, acabou e bastidores....mas as outras são todas legais...
Além disto, Nesta madrugada, de quinta para sexta, no MTV LAB estréia o primeiro clip deles, Birra (que vc pode ver aqui :
http://www.zippyvideos.com/3931498752683246/instiga_birra_clipe/*instiga ) .
Bom, segue agora a entrevista com o vocalista, compositor, agente, e empresário : Christian "tita" Camilo.
-------------------------------------------------------------------------------------
O Instiga existe desde quando? Como surgiu ? sempre foi a mesma formação ?O Instiga surgiu em 2000, porem um pouco antes disso eu ja tinha planos de formar uma banda tanto com Heitor (atual guitarria) e o Pedro (bateria). O Instiga nasceu de uma idéia minha e do Heitor quando éramos vizinho de rua ele ainda tocava baixo. Nessa época formaram o Instiga o Guilherme Molina (guitarra) e o Kleiton (bateria). Este último deixou a banda em 2003 por motivos pessoais e assim surgiu a oportunidade de convidar o Pedro para entrar na banda. Com essa formação (Tita, Pedro, Heitor e Gui) gravamos o Máquina Milenar, álbum que foi lançado no começo de 2005. Foi o primeiro álbum da banda, mas antes dele gravamos duas demos: "Alamera" e "Maracanduba" foram seus respectivos nomes.
No mês de outubro de 2005 o Guilherme se afastou para estudos, contudo a banda estava com muitas músicas novas e havia um anseio por parte da banda de grava-las. Convidamos Gabriel Duarte (baixo) para produzir conosco este novo álbum. Foi apartir desse momento que Heitor passou a tocar guitarra para gravarmos este novo cd que apelidamos de "Menino canta menina" e que deve ser lançado ainda neste primeiro semestre.
Qual é a estratégia atual de divulgação da banda ? Vocês possuem assessoria de imprensa? Ou tudo é feito e divulgado por vocês mesmo?A estratégia é divulgar para as principais midias voltadas ao rock independente e alternativo. Não temos assessoria de imprensa, porem me formei em jornalismo e com que aprendi faço a divulgação da banda.
Existe muita dificuldade para marcar shows?No começo é bem dificil para uma banda independente achar seu espaço e conseguir marcar shows. Sentimos que esse dificuldade vem diminuindo e o interesse de produtores de show ja bateu algumas vezes na porta da banda:isso é "uma mão na roda" se levarmos em consideração que quase todos os shows do Instiga foram organizados por nós mesmos.
Quanto ao clip de Birra, como foi grava-lo? As idéias surgiram na hora?! A intenção era fazer uma coisa "séria" para divulgar?Ou foi apenas uma brincadeira que deu certo?
Toda concepção, gravação e edição do clipe foi realizada numa tarde de sol de domingo. As idéias surgiram numa conversa de msn, minutos antes de pegarmos as cameras de fotografia digital e iniciarmos a gravação. Depois de 6 horas tinhamos nosso primeiro video. A intenção era fazer um democlipe bem engraçado e nós nos divertimos muito com isso, sorte que deu certo.
O instiga já andou aparecendo em grandes meios de divulgação, como na página principal do Trama Virtual, e na programação de grandes web rádios. Como foi o retorno disto pra vocês? E o que esperam em relação a estréia na MTV ? já rolou contato para um "banda antes" ?
O retorno disso foi bom e continua dando frutos. Muitas webradiso e radios universitarias americanas conhecem a banda por causa da Woxy e a Tramavirtual nos deu um espaço legal na midia nacional. A estréia na Mtv vai ajudar ainda mais essa promoção das músicas do Instiga, contudo, não sabemos até que medida o vídeo vai repercurtir pois nunca passamos por essa experiência. Quanto ao "banda antes" esperamos um convite. Nós ja participamos do site do promograma e do espaço do projeto na revista da Mtv. Só falta tocar la.
Como é o rock em campinas hoje? Já recebi contato de algumas outras bandas, mas quais são as que se destacam neste mercado de rock alternativo?E Campinas há muitas bandas de newmetal, hardcore, punk e rock. O Instiga esta no meio das bandas que fazem algo mais voltado para o rock e para o alternativo. Dentro deste cenário em que estamos inseridos se destacam bandas como Monalisa Overdrive, Delomax e Jôsda. Há um forte movimento "vegan" pelo interior do estado de São Paulo e em Campinas há uma banda de muito apelo nesse cenário que se chama Makazumba. Fora isso, Campinas tem os Muzzarelas e o Coice de Mula que são as bandas mais antigas e muito conhecidas do público que acompanha o rock alternativo em Campinas.
---------------------------------------------------------------------

É , o rock alternativo no brasil vai nessa, lutando para crescer e se destacar entre milhares de bandas. Espero que , de alguma maneira, estejamos ajudando eles, e que o caminho seja o melhor possível, para que em breve eles possam desfrutar daquilo tudo que o rock nos oferece: shows, mulheres, grana e todas as coisinhas que nos deixa FELIZ!
PS: não vamos esperar os gringos adorarem o Instiga para nós começarmos a gostar né?! Ouça já!!!!
Boa sorte pro instiga.
contatos com a banda?!
www.instiga.comComentem ai oq acharam do som dos caras!
beijos e abraços.
Rock feliz.